quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O insustentável preconceito do ser

                 

por Rosana Jatobá
Era o admirável mundo novo! Recém-chegada de Salvador, vinha a convite de uma emissora de TV, para a qual já trabalhava como repórter. Solícitos, os colegas da redação paulistana se empenhavam em promover e indicar os melhores programas de lazer e cultura, onde eu abastecia a alma de prazer e o intelecto de novos conhecimentos.
Era o admirável mundo civilizado! Mentes abertas com alto nível de educação formal. No entanto, logo percebi o ruído no discurso:- Recomendo um passeio pelo nosso "Central Park", disse um repórter. Mas evite ir ao Ibirapuera nos domingos, porque é uma baianada só!
-Então estarei em casa-  repliquei ironicamente.
-Ai, desculpa, não quis te ofender. É força de expressão. Tô falando de um tipo de gente.
-A gente que ajudou a construir as ruas e pontes, e a levantar os prédios da capital paulista?
-Sim, quer dizer, não! Refiro-me às pessoas mal-educadas, que falam alto e fazem "farofa" no parque.
-Desculpe, mas outro dia vi um paulistano que, silenciosamente, abriu a janela do carro e atirou uma caixa de sapatos.
-Não me leve a mal, não tenho preconceitos contra os baianos. Aliás, adoro a sua terra, seu jeito de falar.
De fato, percebo que não existe a intenção de magoar. São palavras ou expressões que, de tão arraigadas, passam despercebidas, mas carregam o flagelo do preconceito. Preconceito velado, o que é pior, porque não mostra a cara, não se assume como tal. Difícil combater um inimigo disfarçado.
Descobri que no Rio de Janeiro, a pecha recai sobre os "Paraíba", que, aliás, podem ser qualquer nordestino. Com ou sem a "Cabeça chata", outra denominação usada no Sudeste para quem nasce no Nordeste.
Na Bahia, a herança escravocrata até hoje reproduz gestos e palavras que segregam. Já testemunhei pessoas esfregando o dedo indicador no braço, para se referir a um negro, como se a cor do sujeito explicasse uma atitude censurável.
Numa das conversas que tive com a jornalista Miriam Leitão, ela comentava:
-O Brasil gosta de se imaginar como uma democracia racial, mas isso é uma ilusão. Nós temos uma marcha de carnaval, feita há 40 anos, cantada até hoje. E ela é terrível. Os brancos nunca pensam no que estão cantando. A letra diz o seguinte:
"O teu cabelo não nega, Mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega, mulata
Mulata, quero o teu amor".
"É ofensivo", diz Miriam. Como a cor de alguém poderia contaminar, como se fosse doença? E as pessoas nunca percebem.A expressão "pé na cozinha", para designar a ascendência africana, é a mais comum de todas, e também dita sem o menor constrangimento. É o retorno à mentalidade escravocrata, reproduzindo as mazelas da senzala.
O cronista Rubem Alves publicou esta semana na Folha de São Paulo um artigo no qual ressalta:
"Palavras não são inocentes, elas são armas que os poderosos usam para ferir e dominar os fracos. Os brancos norte-americanos inventaram a palavra 'niger' para humilhar os negros. Criaram uma brincadeira que tinha um versinho assim:
'Eeny, meeny, miny, moe, catch a niger by the toe'...que quer dizer, agarre um crioulo pelo dedão do pé (aqui no Brasil, quando se quer diminuir um negro, usa-se a palavra crioulo).
Em denúncia a esse uso ofensivo da palavra , os negros cunharam o slogan 'black is beautiful'. Daí surgiu a linguagem politicamente correta. A regra fundamental dessa linguagem é nunca usar uma palavra que humilhe, discrimine ou zombe de alguém".
Será que na era Obama vão inventar "Pé na Presidência", para se referir aos negros e mulatos americanos de hoje?
A origem social é outro fator que gera comentários tidos como "inofensivos" , mas cruéis. A Nação que deveria se orgulhar de sua mobilidade social, é a mesma que o picha o próprio Presidente de torneiro mecânico, semi-analfabeto. Com relação aos empregados domésticos, já cheguei a ouvir:- A minha "criadagem" não entra pelo elevador social !
E a complacência com relação aos chamamentos, insultos, por vezes humilhantes, dirigidos aos homossexuais? Os termos bicha, bichona, frutinha, biba, "viado", maricona, boiola e uma infinidade de apelidos, despertam risadas.
Quem se importa com o potencial ofensivo?
Mulher é rainha no dia oito de março. Quando se atreve a encarar o trânsito, e desagrada o código masculino, ouve frequentemente:
- Só podia ser mulher! Ei, dona Maria, seu lugar é no tanque!
Dependendo do tom do cabelo, demonstrações de desinformação ou falta de inteligência, são imediatamente imputadas a um certo tipo feminino:-Só podia ser loira!
Se a forma de administrar o próprio dinheiro é poupar muito e gastar pouco:- Só podia ser judeu!
A mesma superficialidade em abordar as características de um povo se aplica aos árabes. Aqui, todos eles viram turcos. Quem acumula quilos extras é motivo de chacota do tipo: rolha de poço, polpeta, almôndega, baleia ...Gosto muito do provérbio bíblico, legado do Cristianismo: "O mal não é o que entra, mas o que sai da boca do homem".
Invoco também a doutrina da Física Quântica, que confere às palavras o poder de ratificar ou transformar a realidade. São partículas de energia tecendo as teias do comportamento humano.
A liberdade de escolha e a tolerância das diferenças resumem o Princípio da Igualdade, sem o qual nenhuma sociedade pode ser Sustentável.
O preconceito nas entrelinhas é perigoso, porque, em doses homeopáticas, reforça os estigmas e aprofunda os abismos entre os cidadãos. Revela a ignorância e alimenta o monstro da maldade.
Até que um dia um trabalhador perde o emprego, se torna um alcoólatra, passa a viver nas ruas e amanhece carbonizado:- Só podia ser mendigo!
No outro dia, o motim toma conta da prisão, a polícia invade, mata 111 detentos, e nem a canção do Caetano Veloso é capaz de comover:- Só podia ser bandido!
Somos nós os responsáveis pela construção do ideal de civilidade aqui em São Paulo, no Rio, na Bahia, em qualquer lugar do mundo. É a consciência do valor de cada pessoa que eleva a raça humana e aflora o que temos de melhor para dizer uns aos outros.
PS: Fui ao Ibirapuera num domingo e encontrei vários conterrâneos...
Rosana Jatobá
Rosana Jatobá é jornalista, graduada em Direito e Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, e mestranda em gestão e tecnologias ambientais da Universidade de São Paulo. Também apresenta a Previsão do Tempo no Jornal Nacional, da Rede Globo.
Esse texto é parte da série de crônicas sobre Sustentabilidade publicada na CBN
Encontrei no blog da Kira em minhas andanças e gostei demais.
Parabéns a Rosana Jatobá! Texto lindíssimo.

13 comentários:

Bela disse...

Ei anjinha Lú!!!!Gostei mesmo amiga, ficou ótimo, faça mais mesmo....Fiz um post sobre os looks das blogueiras, ficou ótimo, você bem que poderia participar heim????Ficaria ótimo, vá lá no meu blog e me diga o que achou tá bom????To te esperando, mande seus looks amiga, bjks, Bela.
www.anjinhasdegloss.blogspot.com

Mirza Braga disse...

oiii Lu tudo bom!? Adorei achar seu blog!!1 e Amey esse texto, como filha de baiana e amazonense e nascida em Brasília sei muuuuuito bem como é isso! Lindo texto! hihihi Aproveito pra te convidar pra dar uma passadinha no meu blog, tem postzinho novo lá! e um sorteio tb! Me visita?! oO" ;)

http://mirzabraga.blogspot.com
@mirzabraga

Beijiiiiinhos da Mih!!!
toh te seguindo

Nane - ETempoDeMake disse...

Menina, adorei esse texto.
Ela está coberta de razão.
Somos todos preconceituosos sim. Querendo ou não uma hora isso aflora e não é de agora.

Bjs
=]

Batom nos Dentes disse...

Bonito texto mesmo! :)
www.batomnosdentes.blogspot.com
Beijocas, Maria Luiza

Mari - Ponto Cor de Rosa disse...

Muito legal! Pena que no nosso país continental ainda existam tantas implicancias com as diferenças. Somos todos brasileiros!

Bjos

Bonitas & Felizes disse...

Nossa como o preconceito existe em todo o lugar!! adoreii a atitude dela..
Muito legal esse texto!!

bjo

Suh

JéssicaCFS disse...

Ameei o Texto! Muito Bom ^^ Eee, querida... Que Make Maravilhosa é essa ai em baixo?! *-* Muito Linda! ameeei e vou copiar ^^ hehe... Ficou Lindíssima!

Beijão, Tudo de bom! ^^

http://fashion-vitrine.blogspot.com/

Valéria Bernardo disse...

Ainda hj o preconceito se faz presente no nosso cotidiano, tenho um irmão q sofre com isso constantemente,e nem é pela cor e sim por sua condiçao financeira...triste fim de quem pensa pequeno.Amei o post!!
bj

Van disse...

Muito bom seu texto! Sou super-contra preconceito, de QUALQUER tipo (sexual, classe social...)!

Adorei seu blog!

Estou avisando todas minhas seguidoras!!! As inscrições do primeiro SORTEIO do blog estão abertas!!!
CORRE LÁ!!!

Beijos

www.lookmymakeup.blogspot.com

Emily Ferreira disse...

Adorei o texto, realmente Rosana é uma jornalista incrível com um caráter e expressões fortees, amei a seleção de texto! beijos
byemilyferreira.blogspot.com

Joyce disse...

Nossa, quanto talento ela tem né?
Além de linda, saber escrever coisas assim que nos tocam tanto.
Adorei.

Beijo, sua linda!
http://jeansandjacket.blogspot.com

Jú e Anderosn disse...

Certíssima!!!

Amanda Dragone disse...

Luuu! Passando aqui pra deixar um beijinho. ^^

Postar um comentário

Compartilhe!